Líderes globais do setor discutem os desafios da transição energética na Cimeira da Energia de Lisboa



No painel de abertura do primeiro dia da Cimeira da Energia de Lisboa, a conferência de Estratégia Energética Global debateu o tema “Acelerar a transição energética através de políticas de apoio”, com alguns dos líderes neste setor a discutirem a crise global que evoluiu em torno da segurança energética, acessibilidade e sustentabilidade, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, falaram sobre as perspetivas da evolução e os desenvolvimentos políticos recentes que moldam oportunidades para os decisores políticos, stakeholders da indústria e consumidores de energia rumarem em direção a um futuro seguro e sustentável.

O painel contou com Joseph McMonigle, Secretário-geral, Fórum Internacional de Energia, Paula Pinho, Direcção-Geral de Energia, Comissão Europeia, Giulia Chierchia, Vice-presidente executiva, Estratégia, Sustentabilidade e Empreendimentos, bp, João Faria Conceição, CEO, REN e Bianca Dragomir, Diretora, Cleantech Iberia, como oradores principais.

Durante o evento discutiram-se as oportunidades para os decisores políticos eliminarem as barreiras às aprovações, autorizações e ampliação de projetos de energia limpa que facilitarão um futuro energético seguro e sustentável e o  papel que a Plataforma de Energia da UE desempenhou na coordenação das negociações da UE com fornecedores externos de gás para facilitar o acesso à energia a preços acessíveis e evitar perturbações no fornecimento de energia, bem como na análise do impacto que teve a nível nacional e nas projeções futuras.

Giulia Chierchia, Vice-presidente executiva, Estratégia, Sustentabilidade e Empreendimentos, bp, afirmou que “a política tem que estar no centro do que fazemos. Sobre a regulamentação europeia, precisamos encontrar uma forma de acelerar o processo de transposição para a regulação interna de cada país” enquanto Bianca Dragomir, Diretora, Cleantech Iberia sublinhou que “70% das empresas na Europa dizem que um dos maiores entraves é a fragmentação regulatória”.

A 2ª edição do evento vai decorrer entre os dias 27 e 29 de maio na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, em Lisboa. Aceda à brochura do evento aqui e à brochura da conferência aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...