Lisboa: Novo projecto social de Marvila vai envolver seis mil habitantes
O novo projecto de desenvolvimento comunitário de Marvila, em Lisboa, vai beneficiar seis mil habitantes deste bairro da zona oriental da capital portuguesa, segundo anunciou a Câmara Municipal de Lisboa (CML) no seu site.
O projecto arranca na próxima sexta-feira e vai promover iniciativas geradoras de coesão social e de emprego, na lógica de um plano local de desenvolvimento integrado, fomentando a inclusão social activa e melhorando as condições de vida nos bairros municipais dos Alfinetes, Marquês de Abrantes, Quinta do Chalé e Quinta das Salgadas.
Esta acção integrada conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Marvila, Gebalis, Fundação EDP, Agrupamento de Escolas de Marvila, Fundação Benfica e do Grupo de Parceiros 4 Crescente.
De acordo com a câmara lisboeta, Marvila funcionará como tubo de ensaio para outros bairros municipais. “O sucesso deste projecto de desenvolvimento comunitário poderá sustentar a opção por replicar estes processos noutros territórios e habitats mais vulneráveis”, explica a CML.
A cerimónia de abertura oficial do projecto está marcada para a Escola EB 2/3 de Marvila, na sexta-feira, 29 de Abril, pelas 14h30. O projecto tem a duração de três anos e contempla três eixos de intervenção: empreendedorismo e empregabilidade, desenvolvimento e capacitação comunitários e crianças e jovens em risco.
Será que este projecto poderá recuperar o velhinho (e em acentuado estado de degradação) Palácio da Quinta dos Alfinetes (na foto)?