Logótipo da Iberdrola reforça valores de sustentabilidade e inovação
A Iberdrola apresenta uma evolução da sua identidade de marca, “criada para refletir, de forma tangível, a realidade de uma empresa sustentável e inovadora, líder mundial em energias renováveis, que evolui com as necessidades da sociedade”, sublinha em comunicado.
Segundo a mesma fonte, “trata-se de uma evolução que servirá de elo entre todos os países em que a empresa opera”. Será implementada numa primeira fase em formato digital e, progressivamente, adaptada aos formatos offline.
Uma marca mais sustentável
Esta evolução “foi concebida para criar uma marca mais sustentável, digital, próxima e moderna. O compromisso com a sustentabilidade é um dos sinais de identidade da Iberdrola e faz parte da sua origem desde a sua criação há mais de 170 anos, antecipando as necessidades energéticas da sociedade e transformando-se para encontrar soluções que preservem o meio ambiente para as gerações futuras”, acrescenta o comunicado.
A mudança da sua identidade “reforça a ambição da Iberdrola de continuar a posicionar-se como uma marca pioneira no compromisso inabalável com a descarbonização da sociedade e com o bem-estar de todas as pessoas”, sublinha a mesma fonte.
Com a evolução, a marca “evidencia o ADN sustentável da empresa e representa mais fielmente o que é a Iberdrola: um ator-chave na eletrificação da economia que visa inspirar a sociedade a cuidar e a devolver ao planeta o que ele nos deu. É uma marca que está sempre a progredir, dando um passo além, almejando objetivos cada vez mais ambiciosos, como é o caso de atingir zero emissões até 2030, apoiando assim um dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) mais importantes”.
O logótipo é 50% mais leve, o que “garante um menor consumo de energia, uma velocidade de transferência mais rápida e, por consequência, uma poupança de energia, de custos e de tempo”, explica a empresa.
Os restantes recursos, acrescenta, “também foram concebidos para melhorar a aplicação da marca e contribuir para a redução da pegada de carbono, o que implica um menor consumo de energia e favorece uma utilização mais simplificada e regulamentos de aplicação de design que ajudam na sua implementação, desde o ecodesign, à escolha de materiais, redução de resíduos, poupança de energia ou produção local”.
A paleta de cores escolhida “representa a visão de mundo da Iberdrola e o seu compromisso com o planeta, favorecendo a associação da marca a três elementos-chave da sua proposta de valor: a energia renovável com verde; a água e o vento com o azul; e o sol com o laranja”, sublinha.
A mesma fonte diz ainda que a evolução da marca “será realizada de forma sustentável e o logótipo será substituído com base em critérios económicos e de sustentabilidade, uma vez que as marcas são concebidas para coexistirem no tempo e no espaço durante o tempo necessário”.
Para a evolução do logotipo, a Iberdrola contou com a colaboração da Design Bridge and Partners, uma empresa especializada em branding do Grupo WPP, conclui.