Los Angeles lança o maior programa de telhados solares dos EUA
Los Angeles está a dar os primeiros passos para se transformar na primeira fábrica de energia solar dos Estados Unidos. Não acredita? Nós explicamos melhor.
O Departamento de Água e Energia de Los Angeles está a lançar o maior programa do país de instalação de painéis solares nos telhados urbanos que lhe permitirá comprar energia aos habitantes. Isto significa que os moradores serão pagos pela energia solar que produzirem a mais das suas próprias necessidades.
A iniciativa – chamada Clean L.A. Solar – vai dar aos moradores uma razão de peso para instalarem painéis solares nos seus telhados. Além de produzirem energia para as suas próprias casas, poderão ainda vender o excesso criado.
O grande objectivo é o de gerar 150 megawatts de electricidade solar – ou o suficiente para abastecer 30 mil casas. Los Angeles espera ainda atrair investimentos no total de €385 milhões (R$ 1,1 mil milhões) com base numa lista crescente de empresas desejosas de investir no impulso verde da cidade, através da criação de grandes conjuntos de painéis solares nos telhados.
O plano surge como resposta da cidade para gerar 33% da sua electricidade, por via de fontes renováveis, até 2020. Os entendidos prevêem que o programa de compra de energia solar vá permitir alcançar os 25% até 2016.
Portanto, se ouvir falar de uma vaga de pessoas a instalarem sistemas solares muito maiores do que necessitariam, já sabe qual é o motivo.
Foto: Sob licença Creative Commons