Loulé vai receber o IV Encontro Nacional de Limpeza Urbana



Depois da passagem por Braga em 2021, o Encontro Nacional de Limpeza Urbana realiza-se este ano no sul do país, em Loulé. Nos dias 3 e 4 de novembro, o evento irá reunir 40 oradores nacionais e internacionais, para debater o tema “Roadmap para Cidades Competitivas e Atrativas”.

Organizado anualmente pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU), este encontro pretende demonstrar a importância do estado da limpeza urbana como um ativo das cidades, tendo em conta que a limpeza urbana tem impacto na capacidade de atrair negócios, captar turismo e garantir aos habitantes uma boa qualidade de vida.

O programa do IV Encontro Nacional de Limpeza Urbana foi organizado para abordar várias questões, nomeadamente, o conhecimento das oportunidades de financiamento da legislação nacional para a Limpeza Urbana e para os resíduos; as novidades decorrentes da diretiva Single-Use Plastics (SUP), como por exemplo, a preparação da entidade gestora nacional; as estratégias para acabar com os resíduos abandonados e boas práticas de sensibilização e mobilização da população. O debate promete ser particularmente intenso em torno das mesas-redondas, dedicadas à limpeza de ervas e à utilização de águas residuais para a limpeza urbana.

Na quinta-feira, dia 3, o evento inicia às 9h00 com a Cerimónia de Boas-vindas. Segue-se a primeira palestra, sobre “Criar cidades competitivas: dos serviços eficientes à qualidade de vida para todos”. Às 10h30 realiza-se um debate sobre “Quatro municípios, quatro questões” e às 11h55 o Painel I sobre “Cidades limpas para captar negócios”. Da parte da tarde, o Painel II sobre “Oportunidades de financiamento da nova legislação” tem horário marcado para as 14h30, e o Painel III sobre “Cidadão: corresponsabilidade na Limpeza Urbana” para as 15h00. O dia encerra com a Mesa Redonda “Ruas com ou sem ervas?”.

Na sexta-feira, dia 4, o primeiro Painel “A Cidade Modelo” aborda o exemplo de Estocolmo, “1 minute city”. Segue-se o Painel Anfitrião, por parte da Câmara Municipal de Loulé e o Painel IV, sobre “Inovação com impacto na Limpeza Urbana”. À tarde, o evento recomeça às 14h00 com o Painel V “Limpeza Urbana na legislação SUP”, vindo depois o Painel VI “Reduzir os resíduos abandonados”. O Encontro termina com a Mesa Redonda “Água reciclada para Limpeza Urbana”.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no seguinte link.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.