Lua tem água em abundância



A presença de água na lua não era um segredo. As amostras trazidas pelas missões Apollo assim o revelavam, mas acreditava-se tratarem-se sobretudo de “anomalias”, porque a lua, até pela forma como foi surgiu, não podia possuir água em quantidade minimamente significativa.

O nosso satélite nasceu dos restos de um gigantesco impacto entre a primitiva terra e um corpo do tamanho de Marte, e o calor causado pela colisão teria consumido todo o hidrogénio, necessário para se formar água (H2O).

Agora um estudo coordenado pela universidade de Brown descobriu que a maioria das erupções vulcânicas possuia água, o que significa que o núcleo da Lua também a deverá conter em quantidades significativas. Afinal, as amostras das missões não eram anomalias (e os americanos foram mesmo à Lua, não foi tudo inventado).

Para já os cientistas ainda não sabem qual a origem da água (se o hidrogénio resistiu ao impacto ou se foi trazida por um corpo estranho, como um cometa, são apenas duas hipóteses) mas sabem que ela existe. E, pela localização das erupções, presume-se também que esteja bem espalhada por toda a superfície lunar.

O Dr Shuai Li, da Universidade do Havai, que também participou no estudo, referiu que “tudo aquilo que permita aos próximos exploradores lunares não terem de transportar enormes quantidades de água da Terra é uma enorme ajuda. E o nosso estudo sugere que existe uma alternativa”

A presença de uma base lunar está a ser estudada pela ESA, pela NASA e por varias empresas privadas, e poderá ser uma realidade muito em breve, durante a próxima década, até porque a tecnologia para montar a base já existe, e a Estação Espacial Internacional é disso um bom exemplo.

Foto: ESA





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...