Luísa Oliveira, Diretora Geral de Laundry & Home Care da Henkel Ibérica em Portugal: “Queremos a totalidade das nossas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025”

Em entrevista ao Green Savers, Luísa Oliveira, Diretora Geral de Laundry & Home Care da Henkel Ibérica em Portugal, explica o compromisso da empresa para com o Planeta, bem como os objetivos e as estratégias para se tornar ainda mais sustentável nos próximos anos. O Grupo Henkel tem como missão para as próximas décadas atingir um crescimento intencional e ser uma empresa três vezes mais eficiente.

A Henkel é uma empresa reconhecida no mercado português por marcas como Sonasol, Dum Dum ou Persil, mas a empresa atua também noutros mercados. Consegue dar-nos uma visão mais global da empresa?

A Henkel é uma multinacional alemã presente em mais de 75 países que opera a nível global em três unidades de negócio – Laundry & Home Care, Beauty Care e Adhesivos – tanto em negócios industriais como de consumo. Fundada em 1876, a Henkel conta com mais de 140 anos de sucesso. A Henkel emprega mais de 52 000 pessoas em todo o mundo – uma equipa apaixonada e altamente diversificada, unida por uma forte cultura de empresa, um objetivo comum para criar valor sustentável e valores partilhados.

Como líder reconhecida em sustentabilidade, a Henkel ocupa posições de destaque em muitos índices e classificações internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice alemão de ações DAX. A Henkel instalou-se em Portugal em 1970 e, desde então, ocupa posições de mercado sólidas nas três áreas de negócios com marcas reconhecidas como Sonasol, Schwarzkopf ou Loctite.

Com tantos produtos, e consequentemente embalagens, como fica o compromisso com a sustentabilidade do Planeta?

O nosso compromisso passa por colocar a estratégia de sustentabilidade em primeiro lugar e, em seguida, desenvolver objetivos para as embalagens e para o clima.

Temos a consciência de que, enquanto empresa multinacional de bens de consumo, temos um papel fundamental no cuidado do planeta, uma vez que os nossos produtos e tecnologias são utilizados todos os dias em milhões de lares. Por isso, procuramos, há mais de 14 anos, manter o equilíbrio entre o sucesso económico e o desenvolvimento sustentável, sendo a sustentabilidade parte fundamental da nossa cultura corporativa.

Assim, temos uma estratégia de sustentabilidade clara para aumentar o nosso valor e minimizar o nosso impacto ambiental, através do desenvolvimento de produtos e tecnologias que agregam mais valor e, ao mesmo tempo, utilizem menos recursos para reduzir o impacto da nossa pegada ambiental.

Dentro da nossa estratégia de sustentabilidade, contamos também com objetivos específicos para embalagens sustentáveis e para a proteção do clima.

Fale-nos um pouco sobre a vossa estratégia para as embalagens. É um compromisso a longo prazo?

É um compromisso a longo prazo, mas que já começámos a implementar.

A estratégia de embalagens da Henkel é baseada numa economia circular, incluindo a utilização de materiais de fontes sustentáveis e um design inteligente para fechar o ciclo.

Temos metas ambiciosas que planeamos cumprir até 2025 e estas passam por termos a totalidade das embalagens recicláveis ou reutilizáveis, assim como reduzir para metade a quantidade de plásticos virgens de origem fóssil nos produtos de consumo. Isto só será possível se continuarmos a reduzir o volume de plástico nos nossos produtos, assim através da utilização cada vez mais plásticos de base biológica. Queremos também contribuir para evitar que os desperdícios acabem no meio ambiente, através do apoio a iniciativas de recolha e reciclagem de resíduos, e do investimento em soluções e tecnologias inovadoras para promover a reciclagem num ciclo fechado. Temos como objetivo fornecer informações específicas sobre reciclagem a mais de 2 000 milhões de consumidores, por ano.

Caminhamos para uma empresa 100% sustentável, uma vez que temos presente que o Planeta é de todos, e só assim poderemos deixar um legado para as futuras gerações.

Em alguns dos vossos produtos, as embalagens muitas vezes são imprescindíveis para garantir a segurança de quem as manuseia. Mas muitas delas vão acabar no meio ambiente…

Temos essa noção, e tentamos contribuir para que tal não aconteça. Precisamos de soluções que permitam à população ter um bom nível de vida utilizando cada vez menos materiais, por isso melhorámos os nossos produtos e soluções tendo sempre em vista a redução do consumo de energia e de emissões de CO2, assim como utilizar menos matérias-primas e gerar menos resíduos, favorecendo também a reciclagem das embalagens. Mantemos o firme objetivo de que cada inovação ou cada novo produto que desenvolvemos deve contribuir para a sustentabilidade. Para ter uma ideia, em 2019, cerca de 85% das embalagens da Henkel eram recicláveis ou reutilizáveis. É um número que queremos aumentar ainda mais, mas que já é consideravelmente alto.

Relativamente aos nossos consumidores individuais, implementámos o símbolo da reciclagem nos nossos produtos, para que saibam sempre qual o contentor indicado para descartarem o produto ou a embalagem.

Fale-nos sobre essas inovações. São focadas na sustentabilidade dos vossos produtos e da empresa?

Sim, claro. Temos um potencial impacto ao desenvolver inovações sustentáveis. Não podemos esquecer que os nossos produtos e tecnologias são utilizados milhões de vezes em todo o mundo, todos os dias.

Assim sendo, integrámos critérios ambientais e sociais no nosso processo de inovação para que todos os produtos ou formulações que lançamos contribuam para a sustentabilidade.

Juntamente com esse foco em inovação, estabelecemos metas ambiciosas como parte de uma abrangente estratégia de sustentabilidade. Isso proporciona uma compreensão compartilhada do nosso caminho, criando sustentabilidade no trabalho diário dos nossos funcionários em todo o mundo. E isso leva ao progresso em direção à sustentabilidade e ao desempenho dos negócios – porque acreditamos que esses dois aspetos andam de mãos dadas. Juntamente com os nossos parceiros, estamos a promover a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor.

Na área de Laundry & Home Care, temos como objetivo desenvolver o nosso portefólio de produtos com particular foco em soluções de embalagens sustentáveis e na evolução de marcas com propósito.

Como é que isso se materializa, por exemplo, em marca como Sonasol ou Vernel?

Posso dar-lhe dois ou três exemplos de produtos na área de Laundry & Home Care que já se destacam pelos materiais utilizados e que refletem o compromisso da Henkel.

O Sonasol WC Deluxe, por exemplo, é distribuído com uma embalagem 100% ecológica, feita de cartão reciclado e uma embalagem de plástico também reutilizada de plástico industrial. Para além de que na sua fórmula tem ingredientes naturais. Tal como acontece com a marca Dum Dum, com a gama ProNature, em que apostámos numa gama sustentável baseada em ingredientes naturais e que vai de encontro aos consumidores que procuram soluções mais naturais. Também neste produto as embalagens são feitas de plástico reciclável e cartão reciclado.

Não podia deixar ainda de destacar as embalagens da marca Vernel, que além de terem também uma embalagem feita a partir de plástico 100% reciclado, incluem um design intuitivo que incentiva o consumidor a reciclar o rótulo e a garrafa separadamente. Ou seja, a própria garrafa mostra cada passo a seguir para reciclar a garrafa e o rótulo separadamente.

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