Madeira: mergulhadores encontram grande quantidade de lixo no fundo do mar

O lixo marinho é uma das grandes ameaças que os oceanos enfrentam nos dias de hoje. E ao contrário do que se pode pensar, em Portugal o caso não é diferente. Só este ano, a ação organizada pela Fundação Oceano Azul no âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira, recolheu um total de 29 toneladas de lixo marinho.

No passado dia 24 de outubro foram descobertas grandes quantidades de lixo na Praia dos Reis Magos, no Caniço, na Ilha da Madeira. O grupo de mergulhadores, onde estava incluído Carlos Marques, o autor das fotografias publicadas na rede social Facebook, descobriu o que se pensa ser descarga de efluente não tratado da ETAR local. Foi também notado que o lixo chegava à praia do Garajau, que se situa a cerca de 4 quilómetros.

Nas imagens podem ser vistos papel higiénico, toalhitas, até um penso higiénico. “Nunca pensei ser possível na Europa”, “é uma alucinação muito real”, descreve o autor.

De relembrar que esta praia já esteve interdita nos passados dias 26 de agosto e 13 de setembro devido a uma descarga de resíduos. Os acontecimentos tiveram como justificação a “obra de redimensionamento e lançamento de emissário submarino”, como menciona o Diário de Notícias da Madeira.

 

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...