Maior competição de ideias sustentáveis tem lugar na Escócia em novembro
O ClimateLaunchpad é uma competição onde concorrem pessoas e empresas de todo o mundo com ideias de negócio para ajudar a combater as mudanças climáticas. Segundo a organização, esta é a maior competição do género no mundo e, este ano, a final tem lugar nos dias 1 e 2 de novembro, na Escócia.
Este ano, a grande final do ClimateLaunchpad será “uma conversa com mais de 700 pessoas sobre como resolver as mudanças do clima. Mentes brilhantes, políticos, e empresários voam de todo o mundo para moldar esta conversa”, pode ler-se no site do evento.
Inovação climática de onde menos se espera
O Cleanthecnica dá conta de que o concurso é solo fértil para inovação climática de onde menos se espera. Entre os países que estão a dar cartas na inovação neste campo, contam-se o Azerbeijão. Reyhan Jamalova, é a CEO e fundadora da Rainergy, uma empresa que produz eletricidade a partir da chuva. Para tal, recorre a cristais piezoelétricos que convertem a pressão das gotas de chuva em eletricidade. Jamalova tem apenas 15 anos.
Outro exemplo é a CO2atalyser, uma startup fundada por Yusif Abdullayev que desenvolveu uma forma de diminuir em 85% as emissões de CO2 nas fábricas que usem a sua tecnologia.