Mais de 130 ONG nacionais e internacionais juntam-se hoje em Lisboa por um oceano limpo

Mais de 130 organizações não-governamentais (ONG) nacionais e internacionais reúnem-se hoje em Lisboa para potenciar uma participação cívica com mais impacto na 3.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC3), agendada para junho em Nice, França.
Esta é a edição mais internacional de sempre da COOL – Convenção das Organizações para um Oceano Limpo, diz a organização em comunicado, destacando o apoio e participação de parceiros internacionais como a rede RISE UP – A Blue Call to Action e a Fauna&Flora – Saving Nature Together.
A COOL25 pretende funcionar como uma plataforma de alinhamento estratégico para estas organizações, partilha de preocupações e construção de propostas, com o objetivo de potenciar o impacto da participação cívica na Conferência.
O evento inclui sessões de esclarecimento sobre a conferência de Nice e um ‘workshop’ coordenado pela Fauna&Flora, um de quatro ‘workshops’ mundiais em abril, após os quais se pretende elaborar uma carta aberta com as principais mensagens da sociedade civil, a ser entregue aos decisores políticos durante a UNOC3.
Durante a COOL25 está previsto o lançamento oficial da iniciativa “On the Road to UNOC3” para disponibilizar apoio financeiro a ONG nacionais e internacionais que garanta a sua presença e voz ativa na conferência em Nice.
Lançada em 2019, a COOL é uma iniciativa promovida pela Fundação Oceano Azul, centrada numa visão de futuro sustentável do oceano, que tem como objetivo promover a partilha de conhecimento e criação de sinergias entre as organizações da sociedade civil.