Mais de 80% dos compromissos das empresas no act4nature com desempenho positivo
Mais de 80% dos 165 compromissos assumidos pelas 15 empresas signatárias na primeira vaga de adesão ao act4nature Portugal – Empresas pela Biodiversidade tiveram desempenho favorável, entre 2020 e 2022, segundo o primeiro relatório, divulgado pelo BCSD.
“A análise do período entre 2020 e 2022, duração do primeiro ciclo de execução do act4nature Portugal, evidencia que, dos 165 compromissos empresariais assumidos – no contexto de 10 compromissos comuns a todas as empresas – 87% teve desempenho favorável, 36% foram totalmente realizados e apenas 13% não foram iniciadas/executadas”, informou o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal), em comunicado.
Entre os 10 compromissos comuns incluídos no act4nature Portugal, aquele que está relacionado com a mobilização de recursos e parcerias foi o que reuniu maior adesão (12%), seguido do diálogo com partes interessadas, da promoção da integração gradual da biodiversidade nas cadeias de valor, da prevenção, redução ou compensação de impactos e da formação/sensibilização de trabalhadores.
Já a utilização de soluções baseadas na natureza e o diálogo sobre biodiversidade com autoridades públicas são, à semelhança do act4nature internacional, os temas menos abordados, cada um com uma adesão de apenas 7% dos compromissos empresariais.
Além dos 10 compromissos comuns, transversais a todas as empresas signatárias, em média, as 15 empresas que aderiram ao act4nature Portugal em 2020 assumiram 11 compromissos individuais, sendo cinco o número mínimo e 20 o número máximo.
As 15 empresas signatárias do act4nature Portugal em 2020 e incluídas no relatório são: ANA Aeroportos de Portugal, Corticeira Amorim, Grupo Crédito Agrícola, CTT, Ecoinside, EDIA, EDP, Herdade dos Grous, Grupo Jerónimo Martins, Lipor, NBI, REN, The Navigator Company, Trivalor e VdA.
O act4nature Portugal conta atualmente com 46 empresas signatárias.