Mais de mil ninhos de vespa asiática desativados em Águeda em 2024

A Câmara de Águeda, através do serviço de proteção civil, desativou mais de mil ninhos de vespas asiáticas durante o ano de 2024, informou hoje a autarquia.
“A Proteção Civil Municipal, durante o ano passado, procedeu à desativação de 1.056 ninhos de vespas (asiáticas e europeias) em todo o território do concelho”, refere uma nota municipal.
A maioria dos ninhos de vespas desmantelados correspondem a vespa asiática, de acordo com as contas da autarquia que indica que desativou, no ano passado, um total de 1.024 ninhos de vespa velutina (asiática), em todo o concelho.
A intervenção da proteção civil foi feita na sequência de alertas que tiveram origem na União de Freguesias de Águeda e Borralha (149), Valongo do Vouga (137), Trofa, Segadães e Lamas do Vouga (124), e Aguada de Cima (105).
Com menos de uma centena de participações houve alertas ao serviço de proteção civil a partir de Barrô e Aguada de Baixo (83), Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão (44), Fermentelos (59), Macinhata do Vouga (75), Préstimo e Macieira de Alcôba (29), Recardães e Espinhel (121), Travassô e Óis da Ribeira (98).
A par da eliminação dos ninhos de vespa asiática, foram também desativados 32 ninhos de vespa europeia, a maioria em chaminés de habitações.
Segundo a nota de imprensa da Câmara de Águeda, nos últimos anos, a quantidade de ninhos de vespa avistados e desativados no concelho de Águeda tem aumentado.
Desde 2015, em todo o concelho de Águeda, foram eliminados 7.510 ninhos de vespa asiática.