MAR assinala Dia Nacional da Conservação da Natureza com peça de teatro de marionetas “Floresta”



Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão assinalar no próximo domingo, 28 de julho, o Dia Nacional da Conservação da Natureza, através da apresentação da peça de teatro de marionetas “Floresta”, pelos Valdevinos, no Museu da Água e Resíduos (MAR), divulgaram em comunicado.

Segundo a mesma fonte, para quem quiser assistir, às sessões agendadas para as 11h00 e as 15h00 ou simplesmente visitar o MAR até às 18h00, será disponibilizado transporte gratuito no Elétrico de Sintra, com partidas de Sintra às 10h45,14h30 e 16h30 e regresso a partir da Ribeira de Sintra às 12h30, 16h15 e 17h30. Com entrada gratuita para residentes no concelho de Sintra, os SMAS de Sintra desafiam todos a assinalar o Dia Nacional da Conservação da Natureza no MAR, com garantia de “conhecimento para toda a família”.

Instituído em 1998, através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 73/98, de 29 de junho, o Dia Nacional da Conservação da Natureza pretende sensibilizar a população para as questões ambientais, em particular em relação à temática da conservação da natureza e à promoção da utilização sustentável dos recursos naturais, mas também prestar homenagem ao movimento associativo de defesa do ambiente e, por isso, coincide com a data de fundação da Liga para a Proteção da Natureza.

A instituição da data foi justificada, ainda, pelo interesse acrescido das populações às temáticas ambientais em função dos “desequilíbrios nos ecossistemas, que se tem traduzido na extinção de espécies e na degradação dos habitats e património natural”.

Destinado em especial aos mais pequenos, mas também para toda a família, a peça “Floresta” é um espetáculo que pretende sensibilizar para a necessidade de respeito pela Natureza, centrando-se na importância da floresta, dos animais que ali habitam e até dos guardas florestais que zelam pela preservação dos espaços naturais.

Esta peça é “uma narração fabulística em que as personagens, habitantes da floresta, sustentam um diálogo entre si e que se prende com a história de cada um, na luta pela sobrevivência”, acentua a companhia de teatro de marionetas, com sede em Agualva-Cacém, dando conta que este espetáculo “pretende contribuir para a aproximação das crianças à Floresta, despertando, por um lado, um conhecimento mais profundo ao espaço natural e, por outro, sensibilizar para o respeito pelas florestas”.

Situado na Ribeira de Sintra, na antiga garagem dos carros elétricos (um edifício singular datado de 1901), o MAR foi inaugurado no corrente mês de julho e tem como missão a sensibilização da comunidade para os valores da defesa do património ambiental, apostando na inovação e na tecnologia.

“Com gestão a cargo dos SMAS de Sintra desde final de 2021, o espaço assumiu agora o estatuto de museu e pretende afirmar-se como um polo de referência a nível nacional na área da sensibilização, educação ambiental e divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos”, conclui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...