Marcas portuguesas e sustentáveis que vão mudar o seu dia de praia



Chegou o mês de agosto e para muitos portugueses este é o momento de tirar férias e aproveitar os dias quentes na praia. Com uma extensa costa e dois arquipélagos, o que não faltam é opções para colocar os pés na área e mergulhar na água salgada do mar.

Se para si a sustentabilidade não passa de moda e mesmo nas férias é uma prioridade, temos algumas sugestões para garantir que passa uns bons dias de praia e contribui, ao mesmo tempo, para o bem-estar do planeta. Já imaginou uma ida à praia onde tudo o que utiliza é amigo do ambiente? Sim, é possível.

Comecemos pela roupa de banho: quer procure um biquíni, um fato de banho ou calções, existem muitas marcas que optam por uma produção socialmente responsável, recorrendo a materiais que respeitam o ambiente do início ao fim do ciclo de vida. Exemplo disso são as marcas portuguesas BellabyAna, Mist e a Panareha.

A BellabyAna é uma marca 100% portuguesa que nasceu em 2015 e após algumas reviravoltas, foi relançada em março de 2022. As peças são produzidas na Figueira da Foz, a partir de matérias recicladas. Os biquínis e os fatos de banho para senhora são feitos em ECONYL, e os calções de banho para homem em material reciclado. As peças são enviadas em saquinhos de algodão orgânico feitos artesanalmente e as embalagens de envio são comportáveis, tudo a pensar no ambiente e numa vertente mais ecológica. Os artigos podem ser comprados online no site e nos pontos de venda físicos.

A Mist é uma marca portuguesa lançada em 2019 que vende peças de biquíni em separado e fatos de banho. A marca foi criada a pensar na mulher e nas suas diferentes formas, com o objetivo de produzir peças modernas e atuais que tenham como prioridade o conforto e qualidade. As peças são produzidas em Portugal, com ECONYL, uma fibra reciclada e regenerada a partir de redes de pesca e outras sobras de nylon recolhidas do oceano e LYCRA® XTRA LIFE™ italiana. As sobras do tecido são utilizadas para imprimir as care labels interiores das peças, as etiquetas com o logótipo são de poliéster reciclado e as proteções higiénicas dos biquínis são feitas a partir de fibras de cana de açúcar. Os clientes recebem as peças num saco de algodão orgânico. Os artigos podem ser comprados online através do site e no Showroom, situado em Lisboa.

A Panareha é uma marca portuguesa de homem que nasceu em 2017 e foi uma das primeiras a nível europeu a produzir calções de banho feitos com RPET, poliéster reciclado de garrafas de plástico.As suas peças são confecionadas no Norte de Portugal e o packaging é feito com materiais reciclados e recicláveis. Os artigos podem ser comprados na loja online e na loja física, na Comporta, que abre de junho a setembro.

Para completar o look falta a mala de praia. Existem muitas opções, entre elas, os sacos de pano em tecido reciclado, que estão cada vez mais na moda, as cestas de vime produzidas localmente e de forma 100% artesanal, encontradas em lojas locais ou em marcas como a Taleiga, ou malas mais criativas como a Splashybag da Lemon Jelly, feita em EVA e corda, em cumprimento com o Regulamento REACH.

Igualmente importantes são os acessórios de praia, como o chapéu de sol, que nos dá a sombra tão necessária para evitar a exposição ao sol, principalmente nas horas de maior calor, e o pára-vento, para os dias em que o vento sopra com mais força. A marca portuguesa Sombra & Co tem diferentes guarda-sóis com uma estrutura de alumínio, varetas em fibra de vidro e tecido em canvas reciclado, com proteção UV 50+ e à prova de água. O pára-vento é feito em canvas reciclado e tem também proteção UV. Os artigos podem ser comprados no site.

Além destes bens materiais, importa relembrar o mais importante: respeitar o ambiente. Utilizar um protetor solar ecológico, recolher o lixo num saco e depositá-lo no contentor, não pisar as dunas e respeitar a sinalização, são algumas das medidas a ter em conta.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.