Marlin-negro, o peixe mais rápido do mundo consegue nadar a 129 km/h



É o peixe mais rápido do mundo e pode nadar mais rápido do que a chita corre.

Este peixe pode atingir velocidades incríveis de até 129 quilómetros por hora. O seu tamanho, que pode atingir os 7 metros de comprimento, e velocidade fazem com que seja um dos peixes mais procurados pela pesca desportiva.

O marlin-negro (Istiompax indica), também conhecido como peixe-espada de nariz curto, é frequentemente encontrado em águas mais rasas do que o seu primo, o marlin-azul. Podem ser encontrados frequentemente nas bordas de recifes de águas profundas em lugares como Panamá, Costa Rica e Austrália.

A Grande Barreira de Corais da Austrália é outro ponto quente para o marlin-negro, particularmente os espécimes maiores com mais de 100 quilos.

Estes peixes têm um lado dorsal (superior) azul-escuro, uma barriga branco-prateada e listras verticais azuis desbotadas dos lados. A primeira barbatana dorsal é enegrecida a azul escura, enquanto as outras barbatanas são castanhas escuras, ocasionalmente com tons de azul. Eles podem ter entre 39 e 50 raios moles dorsais.

Os machos podem atingir um comprimento de 4,65 me peso de 750 kg, mas as fêmeas geralmente são muito maiores. O marlin-negro é o único com barbatanas não retráteis. Como todos os peixes-espada, esta espécie tem uma mandíbula superior distinta, alongada, em forma de espada. A barbatana dorsal do marlin-negro é proporcionalmente a mais baixa de qualquer peixe-espada, ficando com menos de 50 por cento da altura do corpo do peixe.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.