Melhorar a saúde? Comece já a comer estes 8 superalimentos de outono



Com o outono chega a chuva, a descida das temperaturas e, consequentemente, a redução das nossas defesas. Com estes superalimentos, próprios desta altura do ano, a sua saúde, certamente, melhorará.

Nesta época do ano é importante aproveitar as verduras que estão a ser colhidas, porque estão no seu melhor, são mais baratas e significativamente mais saborosas.

Bróculos

Sem dúvida um dos superalimentos por excelência é o humilde bróculo, fonte de infinitos nutrientes e fibras vegetais, com um mínimo de calorias e enorme versatilidade no preparo, já que pode ser consumido cru ou cozido e em inúmeros pratos: sopas, saladas, bolos, pratos principais…

Abóbora

Outra das estrelas do jardim de outono é a abóbora, uma cucúrbita muito variada que pode ser conservada por muito tempo, mas recém-cultivada tem um sabor especial. Fornece vitaminas, minerais, oligoelementos e antioxidantes, é ideal para uma boa digestão e pode ser consumida em pratos salgados e doces.

Couve-flor

A couve-flor contém glucosolinatos, substâncias muito benéficas para a saúde. Além disso, fornece vitaminas, minerais, fibras e proteínas vegetais que promovem a saúde digestiva. Ajuda a controlar os níveis de colesterol e é ideal para dietas de baixas calorias.

Espinafre

O espinafre é uma excelente fonte de minerais (ferro e magnésio), ácido fólico e vitaminas A e C. É o vegetal que mais fornece vitamina K por porção, o que o torna ideal para uma boa saúde. Podem ser comidos crus ou cozidos e preparados de muitas maneiras diferentes.

Beterraba

A beterraba é um superalimento que contém fibras vegetais, vitaminas e minerais. O potássio é eficaz para a função cardíaca e muscular e para a saúde nervosa; o manganês está envolvido nas funções renal, hepática, óssea e pancreática. Geralmente é usada como sumo ou como acompanhamento.

Alho-poró

O alho-poró contém uma dose significativa de alicina, uma substância anti-séptica que também estimula e fortalece o sistema imunológico. Tem vários compostos de enxofre, o que o torna um excelente agente antibacteriano, antibiótico e um antitussígeno eficaz.

Beringelas

A berinjela é muito rica em antioxidantes, fibras e diversos minerais como manganês, potássio e cobre, além de fornecer timina e vitamina B6, fibras e antioxidantes. As beringelas são um membro regular da dieta mediterrânea e têm propriedades diuréticas, desintoxicantes e emagrecedoras.

Cenouras

Embora possamos encontrá-las durante todo o ano, a cenoura é cultivada no outono. Este superalimento é rico em vitamina A e grupo B, água, cálcio, magnésio, potássio, fibra vegetal e beta-caroteno e o seu consumo é importante para prevenir um grande número de doenças, principalmente algumas relacionadas com a visão.



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