Nos Estados Unidos, uma menina de 12 anos, Sicily Kolbeck, não se contenta com as casas de bonecas tradicionais – ela está a construir a sua própria pequena habitação de raiz. O projecto chama-se La Petite Maison e vai ter 12 m2 que incluem um loft, uma casa de banho e uma cozinha completa. O melhor de tudo é que a estrutura terá ainda painéis solares capazes de gerar a electricidade necessária.
Sicily é aluna da HoneyFern, no estado de Georgia, uma escola sem fins lucrativos que trabalha para identificar os interesses de cada jovem e potenciá-los com projectos práticos. A par deste seu projecto, Sicily está a estudar física, matemática, design e engenharia. A jovem alimenta ainda um blogue onde descreve as aventuras em torno da construção da sua casa em miniatura.
“Ser capaz de trabalhar livremente ao meu próprio ritmo e no meu próprio projecto ajuda-me a ser criativa e a saber o caminho que devo aprender”, diz Sicily. “Talvez as pessoas se tenham esquecido o que significa educar os alunos, mas este é o caminho a seguir. Quem não gostaria de seguir o seu sonho e definir o seu próprio caminho? Esta experiência dá-me o conhecimento e as competências que vão durar para sempre”, explicou.
Através da plataforma Indiegogo, Sicily conseguiu reunir os fundos necessários para avançar com o projecto – todos os apoiantes da ideia foram convidados para a inauguração da casa a acontecer até ao final deste mês.
A jovem esteve envolvida em todas as etapas da construção – canalização, electricidade, carpintaria e energia solar –, o que lhe permitiu alcançar uma série de novas competências.
A casa é descrita como sendo um espaço para “cozinhar cupcakes, ler e estar com os amigos”. Mas, no fundo, é muito mais que isso – é o resultado do esforço de uma criança para viver de forma sustentável e aprender algumas técnicas valiosas no processo de construção ecológica.













