Mercadona celebra o primeiro aniversário da Estratégia 6.25
A Mercadona celebra o primeiro ano desde a implementação da sua Estratégia 6.25, um compromisso através do qual tem vindo a reduzir a utilização de plástico e a melhorar a gestão dos resíduos.
A estratégia consiste em seis ações concretas para alcançar um triplo objetivo até 2025: reduzir 25 % do plástico nas suas embalagens, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os seus resíduos plásticos. Neste primeiro ano, a empresa já conseguiu cumprir com duas ações do plano: eliminou os sacos de plástico de uso único em todas as secções e substitui-os por sacos compostáveis, e eliminou os produtos descartáveis de plástico de uso único, passando a utilizar outros fabricados com materiais mais amigos do ambiente. Com estas mudanças, a Mercadona conseguiu evitar a utilização anual de 3.200 toneladas de plástico e 180 mil toneladas de materiais de uso único, bem como reciclar 12 mil toneladas de película plástica.
Outra das medidas aplicadas neste âmbito foi a transformação de todas as suas lojas em Lojas 6.25, um modelo que informa os seus Chefes (nome que dá aos seus clientes) sobre reciclagem, dicas para uma correta separação, e no qual dispõe de novos sacos de secção e de caixotes para reciclar em toda a loja.
O desenvolvimento da Estratégia 6.25 implica modificações em diferentes processos da empresa, desde o redesenho das futuras embalagens em colaboração com os fornecedores, até à adaptação das lojas, da logística, da gestão de resíduos, etc. No total, a Mercadona prevê investir mais de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para levar a cabo todos os movimentos que fazem parte deste compromisso.