Merkel diz que Alemanha vai abandonar energia nuclear até 2022. É para levar a sério?

O tema da energia nuclear não sai da agenda alemã. Agora, Merkel volta novamente atrás e garante 2022 como a data para o fecho das 17 centrais nucleares alemãs. Desta vez é para levar a sério?

Green Savers

Até 2022, a Alemanha vai abandonar a energia nuclear, encerrando todas as suas 17 centrais. Este compromisso foi assumido esta madrugada pelo Governo de Angela Merkel e tornará a Alemanha na primeira potência a abrir mão de uma infra-estrutura para geração de energia nuclear.

Segundo o anúncio, as oito centrais nucleares que foram fechadas provisoriamente após o acidente de Fukushima, no Japão, já não serão reabertas. Todas as outras serão fechadas até 2021, excepto as três mais moderanas centrais nucleares alemãs, que serão fechadas no ano seguinte.

Apesar do anúncio pomposo, outra questão se levanta, a da coerência. Ainda há uns meses, como o Green Savers noticiou, Merkel tinha renovado o compromisso nuclear alemão. Em que ficamos, senhora Merkel?

Mais importante: qual a probabilidade de um futuro Governo alemão reabrir o processo nuclear, repetindo a acção da própria… Merkel, que em 2010 recuou numa decisão tomada em 2000 pela coligação do então chanceler Gerhard Schröeder, que previa o abandono da energia nuclear em 2021.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.