Metal misterioso e lendário recuperado de navio que naufragou no século VI a.C.



Diz a lenda que, quando a Atlântida (na foto ficcionada) submergiu no Oceano, levou todo o oricalco consigo. Este metal, é citado em vários textos antigos, incluindo o Críticas, de Platão, e considerado o segundo mais valioso metal depois do ouro.

Agora, uma equipa de mergulhadores anunciou a descoberta de 39 blocos de oricalco num navio que naufragou no século VI a.C., perto da Sicília. De acordo com a Discovery News, o navio terá saído da Grécia ou outro local na Ásia Menor, e transportava o metal para Gela, no sul da Sicília, tendo sido apanhado na tempestade e naufragado a 300 metros do porto.

“Nunca foi encontrada nada igual. Conhecemos o oricalco dos textos antigos e de alguns objectos ornamentais”, explicou Sebastiano Tusa, responsável pelo ministério do Mar da Sicília.

Os especialistas afirmam que o oricalco é uma liga de bronze, desenvolvida pela reacção de minério de zinco, carvão e metal cobre. Quando os novos lingotes foram analisados por raio-x, explica a Discovery, descobriu-se que o metal tinha 75 a 80% de cobre, 15 a 20% de zinco e pequenas percentagens de níquel, chumbo e ferro.

Actualmente, a equipa de Tusa está a trabalhar em escavações relacionadas com o resto do navio, que poderão revelar novas conclusões sobre o trabalho dos artesãos da antiguidade.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...