México: Repsol vai produzir biocombustíveis de segunda geração



A Repsol prepara-se para lançar uma nova empresa, a Kuosol, para a produção de biocombustíveis de segunda geração. A Kuosol tem como pano de fundo uma parceria da multinacional espanhola com o grupo mexicano Kuo – e terá a sua sede no México – e contará com um investimento de 80 milhões de dólares (58 milhões de euros), de acordo com um comunicado ontem divulgado pela Repsol.  
 
Segundo a Repsol, ambas as empresas contarão com participações de 50% na nova sociedade, e passarão a processar óleo vegetal não destinado a fins alimentares, com base em plantações de jatrofa no Estado de Yucatán, no México. A Repsol sublinha que o projecto “responde aos critérios de sustentabilidade” definidos pela directiva europeia sobre energias renováveis.  

A Kuosol deverá iniciar produção em 2013 e irá actuar de forma vertical, desde a produção agrícola até o processamento industrial. O objectivo é o aproveitamento integral da biomassa de plantações de pinhão manso, a produção de óleo como matéria-prima para biocombustíveis e a geração de bioeletricidade através da queima do resíduo restante.

O Grupo Kuo iniciou em 2008 um projecto piloto no estado de Yucatán para a produção de bioenergia a partir de cultivos de segunda geração, que não competem com a produção de alimentos e em terrenos sem vocação agrícola.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...