Migrantes em Portugal responsáveis por criar mais de 500 milhões de euros em riqueza



Portugal registou um saldo migratório positivo em 2017 pela primeira vez em sete anos. Ainda assim, continuamos a ser um país envelhecido. Somos o quarto país da Europa a 28 com a maior percentagem de população acima dos 65 anos.

O relatório do Observatório das Migrações indica também que o perfil dos estrangeiros a vir para Portugal tem vindo a mudar, e que houve um aumento no fluxo de estudantes, investidores e cidadãos altamente qualificados.

Os migrantes foram também responsáveis por contribuir com 514,3 milhões de euros em 2017 para a Segurança Social, sendo que só beneficiaram de 89,6 milhões de euros, o que se traduz num saldo muito positivo e deita por terra a ideia de que os migrantes chegam a um país para roubar o que quer que seja.

E este é um facto importante de realçar, na altura em que 181 países assinaram o Pacto Global dos Migrantes, apesar de toda a desinformação e polémica que tem rodeado o documento. Estados Unidos da América e Hungria votaram contra o Pacto.

Filippo Grandi, da Agência de Refugiados da ONU, disse que o pacto era “histórico” e que era a primeira vez que a Assembleia das Nações Unidas viu um acordo deste género entre Estados.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...