Milhares de voluntários vão limpar a costa portuguesa ao longo de uma semana
O Dia Internacional de Limpeza Costeira será assinalado, pelo sexto ano consecutivo, com ações locais de limpeza terrestre e subaquática, em praias, rios, lagoas e outros cursos de água, a partir de 21 de setembro, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta iniciativa que junta organizações não governamentais (ONGs), associações, escolas, centros de mergulho, escolas de surf e bodyboard, sociedade civil, municípios e juntas de freguesia por todo o país, é promovida pela Fundação Oceano Azul, com o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, no âmbito da campanha europeia #EUBeachCleanUp.
A iniciativa arranca este sábado, 21 de setembro, a partir das 9h30, com uma ação bandeira na zona abrangida pelo Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, a primeira Área Marinha Protegida criada em Portugal continental no século XXI. Esta ação, ao longo da costa de Albufeira, Lagoa e Silves, tem como objetivo limpar esta nova Área Marinha Protegida, envolvendo as comunidades locais, e contribuindo para a consciencialização da importância da proteção e valorização deste ecossistema tão rico e único, mas também frágil.
Em Silves a ação de limpeza, organizada pelo Município de Silves na Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, contará com a participação da Representante da Comissão Europeia em Portugal, da Presidente da Câmara Municipal de Silves, da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, de ONGs locais e da Federação Nacional de Educação, entre outras organizações e entidades.
No concelho de Lagoa, numa ação promovida pela Câmara Municipal, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), o Parque Natural Marinho será alvo de limpeza através de uma intervenção subaquática, a partir do cais de Ferragudo e liderada pela Portisub, onde participarão mais de 30 mergulhadores.