Ministro da Educação à descoberta da biodiversidade em Serralves



Teve lugar hoje, dia 18 de Abril, na Fundação de Serralves, a visita do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, à 5ª edição do BioBlitz, “Descobre a Natureza do Parque de Serralves”.

Nesta visita foram divulgados os programas para as Escolas e Jardins de Infância, bem como para o fim de semana, destinado às famílias e ao público em geral. Estiveram presentes, também, o Presidente do Conselho de Administração da Lipor, Aires Pereira, representantes das Autarquias fundadoras da Fundação de Serralves, representantes das escolas, outras entidades parceiras e a Comunicação Social.

Nesta 5.ª edição, a iniciativa conta já com a presença de mais de 17.000 participantes das escolas dos 8 Municípios Associados da LIPOR, números estes que têm vindo a aumentar ao longo da semana.

Realizado em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) e com o apoio da LIPOR, o Bioblitz visa promover a divulgação e difusão do conhecimento científico sobre a biodiversidade urbana através do contacto com Investigadores, assim como da participação em actividades educativas, de teor científico e pedagógico, sendo todas estas actividades de carácter gratuito.

A iniciativa é ímpar não só por se traduzir numa inventariação relâmpago de espécies feita em conjunto com os participantes – a comunidade educativa, famílias e outros membros da comunidade – mas também pelo facto de se concretizar num jardim histórico e urbano de relevo, como é o caso do Parque de Serralves.

Em 2018 o Bioblitz decorre de 16 a 20 de Abril para escolas e no fim-de-semana de 21 a 23 de Abril para o público em geral.

No ano passado, a iniciativa contou com a presença de 23.199 participantes, dos quais 16.156 foram público escolar que visitaram a exposição com o apoio da LIPOR e dos seus Municípios Associados.

A edição de 2018 apresenta um Bioblitz com 10 temáticas nucleares: Árvores e arbustos; Briófitas; Líquenes; Cogumelos; Micromamíferos; Aves; Insectos; Morcegos; Anfíbios; e Répteis, que serão trabalhadas através de 3 tipologias de oficinas, que serão assumidas por educadores do Serviço Educativo de Serralves e do CIBIO, num total de 750 oficinas/ semana, nomeadamente a Arte; o Ambiente; e a Ciência.

O Bioblitz é um momento marcante na programação anual de Serralves, uma iniciativa ímpar em Portugal, que atrai milhares de visitantes e que tem um papel fundamental na educação e sensibilização dos cidadãos para o ambiente e a biodiversidade.



Notícias relacionadas

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.