MObfloripa: em Florianópolis, há quem pense a mobilidade sustentável por si



Numa altura em que o Brasil está a fazer um forte investimento nos transportes públicos, os projectos relacionados com a mobilidade sustentável ganham uma nova relevância, sobretudo aqueles cujo objectivo passa por mudar a mentalidade dos cidadãos brasileiros no que toca a este tema tão fracturante.

Há dias, depois de termos noticiado o lançamento de um novo portal sobre a mobilidade sustentável no Brasil, o Mobilize Brasil, fomos alertados pela nossa leitora Cláudia de Siervi para um outro projecto, mais antigo, e que agrega todas as informações que possam interessar aos utilizadores de transportes públicos e modos suaves de Florianópolis, no estado brasileiro de Santa Catarina.

O projecto foi lançado em 2009 – e remodelado em Fevereiro último – e veicula informações jornalísticas, conteúdos sobre mobilidade, acessibilidade e gestão dos diferentes modos de mobilidade, e a ainda disponibiliza ferramentas e aplicações aos cidadãos de Florianópolis. Uma espécie de Guia de Mobilidade Urbana Sustentável e Acessibilidade de Florianópolis, como pode ver aqui.

“A ideia surgiu com a percepção de que existe a necessidade de maiores e melhores informações sobre o sistema de transportes colectivos de Florianópolis. No início, desenvolvemos uma ferramenta simples de busca. Depois, por conta do sucesso entre os jovens, tornou-se uma ferramenta mais sofisticada. Com o tempo, o conceito inicial foi enriquecido com uma visão de mobilidade mais ampla e integrada, incluindo informações sobre outros tipos de transporte, prestadores de serviço e facilidades para os usuários com necessidades especiais”, explica o portal.

O projecto é independente de instituições públicas ou privadas e procura, através de parcerias, do diálogo e da troca, unir os principais actores na área da Mobilidade e da Acessibilidade, através do objectivo comum de oferecer à sociedade serviços e soluções que atendam às necessidades da cidade de forma sustentável.

Um excelente projecto de inclusão social, comunidades e mobilidade sustentável. Consulte o portal neste link.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...