Modelo analítico ajuda no combate ao desperdício alimentar
Com o intuito de reduzir o desperdiço alimentar, a MC tem implementado o projeto desenvolvido pela LTPlabs – consultora portuguesa de gestão especializada em advanced analytics –, que permite definir, através de métodos analíticos, qual o melhor desconto a aplicar a produtos que se aproximam do fim de validade, de forma a promover o seu consumo e evitar o desperdício. A MC tem aplicado este modelo em todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom dia.
Em comunicado, a MC explica que a ferramenta calcula a probabilidade de venda de cada produto, em cada loja, a diferentes preços, estimando assim a probabilidade e a taxa de escoamento de um determinado artigo. A solução da LTPlabs “conjuga dados financeiros e de performance do produto e operacionais das lojas, determinando qual a percentagem de desconto a recomendar para promover o seu consumo, apresentando assim um preço mais competitivo para o consumidor”.
“A proposta de valor apresentada pela ferramenta compreende três modelos analíticos diferentes, que atuam em simultâneo e que permitem caracterizar o produto e as suas probabilidades de venda a diferentes preços”, explica Luís Guimarães, partner da LTPlabs, avançando ainda que “todo o processo é realizado com base nos históricos de vendas existentes, permitindo que os gestores estabeleçam o objetivo de escoamento do produto”.
Luís Guimarães acrescenta a que “atualmente estamos a viver uma campanha de consumo em que a grande distribuição enfrenta maiores desafios de gestão de stocks e de escoamento de alguns produtos que são muito sazonais. O Natal é, tipicamente, um período de maior consumo, mas também de maior desperdício, pelo que este modelo pode ajudar a prever a acumulação de produtos típicos desta quadra, como os calendários do advento, por exemplo, que, após as festas, têm pouquíssima probabilidade de escoamento”.
“No âmbito da nossa estratégia de combate ao desperdício alimentar, temos um compromisso muito claro de diminuição da quebra das nossas lojas e entrepostos. Esta parceria com a LTPlabs está a permitir otimizar o processo de gestão de produtos em aproximação de fim de validade, garantindo a manutenção da qualidade dos mesmos a preços mais atrativos. O Continente tem vindo a dinamizar parcerias entre a produção, a indústria e o retalho, que permitem desenvolver importantes projetos de inovação e combater o desperdício gerado ao longo da cadeia. É nossa ambição continuar a contribuir para a transformação do sistema alimentar” defende Miguel Ramos, Diretor de Desenvolvimento de Operações da MC.