Moscas perdem “noites de sono” para se livrarem de parasitas



Uma equipa de cientistas da Universidade de Cincinnati (Estados Unidos da América) descobriu que as moscas-da-fruta (Drosophila melanogaster) mantêm-se acordadas durante a noite para evitarem serem afetadas por parasitas.

Em laboratório, os investigadores estudaram o comportamento das moscas-da-fruta quando na presença de parasitas, como o ácaro da espécie Gamasodes queenslandicus.

“À noite, quando as moscas estão quietas e a dormir, tornam-se bons alvos para os ácaros”, explica Michal Polak, um dos principais autores do estudo publicado recentemente na revista ‘npj Biological Timing and Sleep’.

Por isso, as moscas determinadas em evitar serem uma refeição desses parasitas mantêm-se alerta e ativas, com todas as consequências negativas que a falta de descanso e o gasto adicional de energia podem ter na sua saúde.

Os cientistas perceberam que as moscas mais resistentes aos parasitas, por não dormirem, corriam maiores riscos de inanição e tinham de recorrer mais às suas reservas de nutrientes do que as outras moscas.

Contudo, a alternativa – servir de alimento aos parasitas – pode ser pior, uma vez que os sistemas imunitários das moscas afetadas estão a trabalhar ao mais alto nível, os animais têm menor sucesso reprodutivo e gastam mais rapidamente as suas reservas de gordura.

Como tal, diz Polak, o melhor é a mosca, primeiro que tudo, evitar ser parasitada, mantendo-se alerta.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...