com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Município de Cascais implementa projeto-piloto de recolha porta a porta

Está a decorrer atualmente um projeto-piloto no Município de Cascais que recolhe porta a porta os resíduos de plástico e papel dos habitantes dos Bairros de Birre e Cobre, na União de Freguesias de Cascais e Estoril.

O programa vai abranger cerca de 3 mil habitantes e tem como objetivo aumentar a reciclagem, sensibilizar e promover a alteração dos hábitos diários da população.

Cada munícipe vai receber dois contentores de 120 litros, um azul e outro amarelo, na sua habitação, e a recolha será realizada todos os sábados. A ideia é que a recolha seletiva de resíduos triplique. Atualmente os 18 ecopontos instalados na via pública recolhem 135 mil litros, em 2021, quando o projeto atingir evoluir, a área terá uma capacidade instalada de 523 320 litros.

“Vamos testar uma solução que nos parece ir ao encontro dos hábitos dos munícipes daquela área. A dispersão das habitações parece ser favorável a respostas de proximidade. Com esta solução porta-a-porta, vamos aumentar a mobilização das pessoas para a reciclagem. Informar e, em simultâneo, disponibilizar equipamentos que permitam tornar a recolha seletiva mais fácil faz com que se verifique maior adesão”, afirma Luís Almeida Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente.

O projeto-piloto da Cascais Ambiente é cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e integra a estratégia do município que visa promover a reciclagem no concelho.

© Cascais Ambiente
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...