Município de Oleiros implementa projeto de recolha seletiva de biorresíduos



A Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, vai implementar a recolha seletiva de biorresíduos, cujo projeto-piloto decorrerá na escola sede do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA).

“Irá ser efetuada a aquisição de um equipamento que permitirá iniciar um projeto-piloto para compostagem comunitária para tratamento dos biorresíduos produzidos na escola sede do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade”, referiu, em comunicado, o município de Oleiros.

A autarquia vai ainda adquirir contentores para recolha de biorresíduos de “proximidade”, para colocação em todo o concelho de Oleiros, e ‘kits’ de compostagem doméstica.

Estes vão ser distribuídos a 50 núcleos familiares elegíveis para integrarem um projeto que irá ser levado a cabo pelos técnicos da Divisão de Urbanismo, Obras Municipais e Serviços Urbanos do Município de Oleiros junto da população interessada.

Este projeto surge no âmbito de uma candidatura do município de Oleiros ao programa RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, promovido pelo Fundo Ambiental.

A análise e avaliação coube à Comissão de Avaliação da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, tendo sido considerada elegível e a financiar a totalidade do valor apresentado na candidatura, no valor de 69.178 euros.

O programa RecolhaBio tem como objetivo estabelecer as condições das candidaturas que visem o financiamento de investimentos já realizados, a realizar ou a decorrer e que tenham um contributo positivo para o aumento da quantidade e qualidade da reciclagem dos resíduos, com particular ênfase nos biorresíduos, promovendo a redução da deposição de resíduos em aterro.

Para atingir estes objetivos, o programa financia projetos ou iniciativas que incidam no aumento da capacidade dos municípios, para assegurar o desvio na origem e a recolha seletiva de resíduos urbanos, nomeadamente os biorresíduos, devendo incluir infraestruturação e aquisição de equipamentos associados a esse serviço e, subsidiariamente, a sensibilização dos utilizadores para melhorar as suas práticas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...