Município de Sintra quer aumentar recolha de biorresíduos que já tem 15 mil adesões
O sistema de recolha de biorresíduos de Sintra, alargado a todo o concelho no final de 2022, conta atualmente com 15 mil adesões, foi anunciado no âmbito de uma iniciativa de divulgação realizada na linha ferroviária.
“A iniciativa passou por chamar a atenção às pessoas sobre a recolha dos biorresíduos e tentar fomentar uma sensibilização ambiental junto dos nossos munícipes”, explicou à agência Lusa o diretor delegado dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, Carlos Vieira.
Desde 2020 que o município, localizado no distrito de Lisboa, tem implementado um serviço de recolha seletiva de biorresíduos e, em outubro de 2022, a valência passou a abranger a totalidade do concelho.
Entre os cerca de 160 mil clientes do SMAS de Sintra, Carlos Vieira referiu que há 15 mil adesões à recolha, em que os serviços do SMAS entregam, em casa dos aderentes, um balde e sacos verdes nos quais as pessoas deitam restos alimentares (crus ou cozinhados).
“Queremos desenvolver ainda mais [o número de adesões] durante este ano”, apontou Carlos Vieira.
Os sacos verdes devem ser depositados nos contentores de resíduos indiferenciados, sendo depois recolhidos e tratados “de maneira a produzir um composto [orgânico] ou energia”, sublinhou.
O diretor realçou ainda que “não existem mais contentores na rua, nem dias específicos para a recolha dos biorresíduos”, ou seja, este serviço utiliza a rede de recolha de lixo já existente.
Pela lei, as entidades responsáveis pelos sistemas municipais ou multimunicipais de gestão de resíduos urbanos têm de operacionalizar até ao final de 2023 (para vigorar em 2024) a recolha seletiva de biorresíduos.
Para aumentar o número de aderentes à recolha, a autarquia está a desenvolver uma campanha de divulgação do sistema, com uma particular aposta na linha ferroviária de Sintra, onde, esta manhã, foram distribuídos panfletos informativos e formulários de adesão.
Numa nota enviada pelo SMAS de Sintra à Lusa, a empresa informa que qualquer morador do concelho pode aderir gratuitamente ao serviço, através do ‘website’ ou nos balcões de atendimento ao público do SMAS.
“Para fomentar a adesão a este sistema, totalmente gratuito, foi definido mesmo um desconto de um euro, por cada 30 dias, no tarifário dos serviços de água e resíduos para 2023”, sublinha ainda a empresa.