Munique quer 100% de energia limpa até 2025

Dentro de onze anos, a terceira cidade alemã, Munique, quer deixar de depender de combustíveis fósseis. O desafio é praticamente impossível – a Stadtwerke München, empresa municipal de electricidade, terá de produzir 7,5 mil milhões de kilowwats hora de energia verde, para uma população de mais de um milhão de pessoas –, mas a cidade da Baviera acredita que lá poderá chegar.

Entre os diversos projectos já em andamento para alcançar a meta destaque para a instalação de uma central hidreléctrica instalada no Rio Isar. O funcionamento da centrla garantiu o abastecimento de energia de fonte limpa a quatro mil casas da cidade alemã. E no zoológico de Munique, o esterco de elefante é convertido em biocombustível.

Segundo o Planeta Sustentável a Stadtwerke München também tem investido em projectos renováveis noutros países europeus, como uma central solar na Andaluzia, na Espanha, e em quintas eólicas no Mar do Norte, entre a Inglaterra e a Escandinávia. A electricidade produzida nestes lugares alimenta a rede integrada da Europa. Muitas empresas e comerciantes locais também estão a fazendo a sua parte, ao optar por energia limpa junto às suas companhias de eletricidade.

É certo que a Alemanha é um dos países mais avançados do mundo no que toca a iniciativas de sustentabilidade e tecnologias verdes, mas nem mesmo esta liderança conseguirá levar Munique para a auto-suficiência energética sustentável até 2025.

Foto: Mihai Dragan / Creative Commons

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...