Murta Atitude Natural, um projeto português que quer apoiar os portugueses a ser “verdadeiramente sustentáveis”

A Murta Atitude Natural é um projeto que surgiu em outubro de 2020, e que consiste numa plataforma online com uma loja e de um blog informativo, que têm como foco a sustentabilidade. A ideia é simples: apoiar os consumidores portugueses a ser “verdadeiramente sustentáveis e a apoiar o comércio e a produção nacional durante as suas compras”, afirma a fundadora, Cláudia Almeida.

Na loja online pode encontrar vários produtos nacionais, desde sabonetes, a champôs e desodorizantes, e o objetivo é que todo eles o sejam. No entanto, existem ainda alguns produtos que vêm do estrangeiro, mas que segundo Cláudia Almeida, serão substituídos assim que encontrados parceiros nacionais que cumpram com os critérios estabelecidos.

É o caso das escovas de dentes de bambu, que vêm da Ásia – “o que fizemos para contornar esta situação foi escolher uma empresa portuguesa com preocupações ambientais e sociais ativas”. Outro exemplo são os copos menstruais, que “são provenientes de uma empresa francesa com elevada preocupação ambiental e social e são distribuídos por uma empresa portuguesa”, explica.

A exigência é também um fator chave na Murta; “na veracidade e interesse da informação que veiculamos no blog e nos artigos que escolhemos revender na loja, não basta ter um rótulo de ecológico, o artigo tem de corresponder a verdadeiros critérios de sustentabilidade” sublinha. Alguns dos critérios a ter em conta são, “quais os materiais utilizados nos produtos, qual o processo de fabrico, em que países se fabrica, qual a certificação dos fabricantes, em que país se localiza a empresa que encabeça a marca e se possui empresa portuguesa dedicada à sua distribuição”.

Na hora de encomendar, também é tudo alinhado com o bem-estar ambiental, garante a profissional. “A embalagem de todas as encomendas é realizada em caixa de cartão com fita de papel e cola natural, pelo que se encontra apta a ser reutilizada, ou em caso de descarte ser colocada integralmente no ecoponto azul”. Quanto ao enchimento e proteção dos produtos, “é sempre utilizado papel ou cartão reutilizado das encomendas”.

Para mais informações sobre a Murta Atitude Natural, consulte a loja online ou o blog.

Cláudia Almeida, fundadora da Murta.
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...