“O que significa para si a Natureza?” pergunta a Agência Europeia do Ambiente (AEA), antes de nos convidar a participar no NATURE@work, um concurso fotográfico que procura revelar todas as (muitas) formas como a natureza nos beneficia diariamente.

O concurso está aberto a todos os cidadãos europeus, com mais de 18 anos, que podem enviar fotografias até ao dia 15 de Agosto. E se ainda não está convencido, a AEA tem mais um incentivo: os vencedores receberão um prémio em dinheiro. As regras do concurso estipulam que as fotografias submetidas devem ilustrar um dos seguintes três temas (cada uma terá o seu vencedor):

NATUREprovides (A Natureza dá): Consegue captar numa fotografia os benefícios mais importantes para si proporcionados pela Natureza,?

NATUREprotects (A Natureza protege): Já reparou como a Natureza em seu redor o protege? seja no campo ou na sua cidade?

NATUREinspires (a Natureza inspira): Consegue identificar alguma coisa em seu redor que tenha sido inspirada pela Natureza?

 Pode consultar todas as informações sobre o concurso no site da Agência Europeia do Ambiente, cujo comunicado é uma fonte de inspiração sobre o papel crucial da natureza nas nossas vidas:

 “A Natureza esforça-se por nos proteger e manter, diariamente, realidade a que muitas vezes não se dá o devido valor. A verdade é que desempenha um papel crucial, fornecendo-nos ar limpo, água potável limpa, roupa, comida e matérias-primas que utilizamos para construir os nossos abrigos. Outros benefícios, porém, não são tão bem conhecidos, tal como a importância da Natureza na mitigação dos efeitos das alterações climáticas. Para destacar a importância do papel que a Natureza desempenha nas nossas vidas, a Agência Europeia do Ambiente (AEA) convida-o a participar com uma fotografia que capte a forma como a Natureza o beneficia, através do concurso fotográfico NATURE@work.

O concurso fotográfico anual da AEA pretende interagir com os cidadãos europeus a respeito de diversas questões ambientais. Este ano, o concurso é dedicado ao papel da Natureza. Sabia que os espaços verdes nas cidades e em seu redor ajudam a proteger as nossas casas de inundações porque absorvem as águas das cheias em excesso, ou que as árvores e os parques das cidades ajudam a reduzir a temperatura nas áreas urbanas durante as ondas de calor?  Graças à sua beleza intrínseca e grande diversidade, a Natureza também constitui uma fonte de inspiração, não apenas artística mas também em termos de conceção de máquinas, casas e muitas soluções inovadoras.”

Foto: ‘Levitation’  Image © Erika Zolli, My City /EEA, uma das vencedoras o ano passado.

Deixar uma resposta