Navigator entre as melhores empresas do mundo em sustentabilidade
A The Navigator Company obteve uma pontuação de 17,2 no ESG Risk Rating 2020 da Sustainalytics, o que representa uma melhor avaliação comparativamente aos anos anteriores, mantendo a sua classificação de “Empresa de Baixo Risco ESG” para investidores.
Os ESG Risk Ratings da Sustainalytics medem a performance em Sustentabilidade de uma empresa e, para tal, avaliam a exposição aos riscos materiais ESG, relacionados com fatores ambientais, sociais e de governo societário, bem como a forma como a empresa faz a sua gestão.
A Navigator encontra-se em 5º lugar, num total de 79 empresas globais que fazem parte do cluster de indústrias Paper & Forestry e, em 4º lugar, no subconjunto de 62 sociedades globais que integram o cluster Paper & Pulp.
“A avaliação e o bom posicionamento da The Navigator Company neste ranking são dados relevantes que espelham o trabalho contínuo levado a cabo pela empresa, no sentido de integrar a sustentabilidade como prioridade no seu modelo de negócio, demonstrando a sua capacidade de antecipar e gerir os riscos ESG na condução das suas atividades.”, indica a empresa em comunicado.
A The Navigator Company assumiu formalmente o compromisso de atingir a neutralidade carbónica dos seus complexos industriais em 2035, antecipando em 15 anos as metas estabelecidas pela União Europeia e por Portugal.
No 4º trimestre de 2020 inaugurou uma nova caldeira de biomassa no complexo industrial da Figueira da Foz, num investimento global de 55 milhões de euros, que permitirá à Empresa reduzir, já este ano, as emissões de dióxido de carbono fóssil em cerca de 150 mil a 200 mil toneladas por ano, o que representa 30% das emissões do Grupo.
No caso da The Navigator Company, o ESG Risk Rating solicitado à Sustainalytics decorre de um acordo estabelecido com o BBVA para o lançamento da primeira linha de Papel Comercial “green” em Portugal.
A The Navigator Company é a única Empresa portuguesa que está presente no Executive Committee do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, organização de elevada relevância global no campo da sustentabilidade e que reúne algumas das maiores empresas do mundo.
Em janeiro de 2019, a The Navigator Company foi distinguida pelo Carbon Disclosure Project (CDP) como líder global na atuação climática corporativa, alcançando um lugar de destaque na lista “A” das alterações climáticas desta organização.