Nazaré entra na história do surf com a maior onda de sempre (com vídeo)



O mundo do surf ficou ontem boquiaberto com as imagens de Garrett McNamara a surfar aquela que está a ser anunciada, pela imprensa internacional, como a maior onda de sempre. McNamara, que é conhecido como o “surfista das ondas grandes”, estava a fazer tow in com Andrew Cotton e Al Mennie na Praia do Norte, Nazaré, quando apanhou a onda de 30 metros.

A história deste recorde mundial remonta a 2010, quando McNamara começou a explorar o chamado “canhão da Nazaré”, fenómeno natural que origina ondas de tamanho fora do normal.

O site Orange County diz que esta será, provavelmente, a maior onda alguma vez surfada. “Sinto-me abençoado e honrado por ter sido convidado a explorar esta vila especial. As ondas são misteriosas”, afirmou o surfista havaiano.

O tamanho das ondas da Praia do Norte é, hoje, assunto de debate na comunidade surfista mundial. Antes do Canhão da Nazaré, a maior onda surfada de sempre – e apanhada em vídeo – media 21 metros. A onda foi filmada em 2008.

De acordo com o Orange County, McNamara está a trabalhar com o Instituto Hidrográfico Português para perceber porque razão as ondas da Praia do Norte têm, por vezes, este tamanho.

Depois deste feito de McNamara, pode ser que a Praia do Norte atraia mais surfistas e turistas para a Nazaré. Seria a perfeita simbiose entre a preservação da natureza, divulgação da biodiversidade portuguesa e desenvolvimento da economia local. Até porque, como é sabido, a comunidade surfista é uma das maiores activistas da sustentabilidade.

Foto: POLVO/Jorge Leal & Wilson Ribeiro



Notícias relacionadas
6 Comentários
  1. Pedro Cruz Diz

    Fico feliz ter sido em Portugal. Grande descida! Parabéns ao Garrett Mcnamara e quem filmou…

    Abraço

  2. Salvador Wahnon Diz

    Finalmente se comeca a dar o devido valor ao patrimonio costeiro portugues e a devida atencao aqueles que sao sem sombra de duvida os “Herois do Mar”!
    Estes sao os verdadeiros, os outros sao os “Herois do Relva”, nao do Mar.
    Pode ser que os governadores vejam aqui um escape para ajudar a situacao em que o pais esta!!

  3. Salvador Wahnon Diz

    Finalmente se comeca a dar o devido valor ao patrimonio costeiro portugues e a devida atencao aqukeles que sao sem sombra de duvida os “Herois do Mar”
    Estes sao os verdadeiros, os outros sao os “Herois da Relva”, nao do Mar.
    Pode ser que os des-governadores do pais vejam aqui um escape para a situacao em que o pais esta!!

    VIVA PORTUGAL —- VIVA A NAZARE —- VIVA A PRAIA DO NORTE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.