Nazaré entra na história do surf com a maior onda de sempre (com vídeo)
O mundo do surf ficou ontem boquiaberto com as imagens de Garrett McNamara a surfar aquela que está a ser anunciada, pela imprensa internacional, como a maior onda de sempre. McNamara, que é conhecido como o “surfista das ondas grandes”, estava a fazer tow in com Andrew Cotton e Al Mennie na Praia do Norte, Nazaré, quando apanhou a onda de 30 metros.
A história deste recorde mundial remonta a 2010, quando McNamara começou a explorar o chamado “canhão da Nazaré”, fenómeno natural que origina ondas de tamanho fora do normal.
O site Orange County diz que esta será, provavelmente, a maior onda alguma vez surfada. “Sinto-me abençoado e honrado por ter sido convidado a explorar esta vila especial. As ondas são misteriosas”, afirmou o surfista havaiano.
O tamanho das ondas da Praia do Norte é, hoje, assunto de debate na comunidade surfista mundial. Antes do Canhão da Nazaré, a maior onda surfada de sempre – e apanhada em vídeo – media 21 metros. A onda foi filmada em 2008.
De acordo com o Orange County, McNamara está a trabalhar com o Instituto Hidrográfico Português para perceber porque razão as ondas da Praia do Norte têm, por vezes, este tamanho.
Depois deste feito de McNamara, pode ser que a Praia do Norte atraia mais surfistas e turistas para a Nazaré. Seria a perfeita simbiose entre a preservação da natureza, divulgação da biodiversidade portuguesa e desenvolvimento da economia local. Até porque, como é sabido, a comunidade surfista é uma das maiores activistas da sustentabilidade.
Foto: POLVO/Jorge Leal & Wilson Ribeiro