Noruega: 47 lobos para abate, mesmo estando em “risco crítico de extinção”

47 lobos foram hoje abatidos pelas autoridades norueguesas. A espécie está em vias de extinção, o que provocou uma enorme onda de protestos no país.

A denúncia foi feita pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), pela voz de Nina Jensen, secretária-geral na organização na Noruega, classificando o incidente como “um abate massivo”, situação que não acontecia há cerca de 100 anos “quando a política de então consistia em exterminar todos os grandes carnívoros.”

No passado Inverno, cerca de 68 lobos foram referenciados em terras norueguesas e outros 25 em regiões perto da fronteira com a Suécia, segundo dados locais da instituição Rovdata. Aparentemente, o problema começou quando vários de criadores de gado e ovelhas protestaram, depois de verem vários animais atacados pelos lobos.

Em declarações à radio NRK, Erling Aas-Eng, responsável por uma empresa regional, considera “justificado e inteligente o motivo deste abate, tendo em conta a ameaça que estes bandos de lobos representam para a criação de gado.”

Para a responsável norueguesa do Fundo Mundial para a Natureza “abater 70% da população de lobos não é digno de uma nação verde”, concluí em comunicado.

Foto: Dennis Matheson / Creative Commons

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...