Nova app ajuda a esclarecer se a praia que frequenta é pública

Na Califórnia, Estados Unidos, a lei é bastante clara a respeito de quem é proprietário da magnífica costa do estado: todo o litoral é público. Isto significa que qualquer pessoa tem o direito de usufruir das praias, seja qual for o local – não existem praias privadas.
Apesar dos esforços para alterar a lei costeira, de modo a proteger o meio ambiente tornando as praias em propriedades privadas, essa ainda não é uma realidade. Mesmo assim, o mais comum é encontrar em determinas áreas, como Malibu, verdadeiras fortalezas de condomínios privados que impedem o acesso do público às praias.
Felizmente, esta situação pode estar prestes a mudar, já que foi criada uma app que vai informar os utilizadores das zonas que podem legalmente frequentar. O projecto foi lançado na Kickstarter, de modo a receber o apoio necessário para que seja desenvolvido para Android, tal como torná-lo gratuito já neste Verão.
Os condomínios privados distribuídos por todos os Estados Unidos têm o hábito de impedir o acesso às praias nas suas imediações, através de barreiras e sinalização enganosa – alguma até relativa à falta de estacionamento.
“Dificultar o estacionamento é, na verdade, uma estratégia que muitas comunidades ricas nas praias têm usado por todo o país”, revelou Jenny Price que criou, em conjunto com a Escape Apps, esta aplicação. Quando alguém ousa retirar a sinalização ilegal, ela volta a surgir no mesmo local passados poucos meses.
Price – que já chegou a ser contactada por advogados de algumas famílias abastadas, depois de circular pelas praias que julgam ser suas – interroga-se se os proprietários de casas à beira-mar acreditam realmente que a costa lhes pertence ou se querem apenas desorientar as pessoas.
“Eu acho que a maioria pensa que o público não deve ali estar porque eles pagaram muito dinheiro pelas suas casas”, diz ela ao Atlantic Cities. “Há pessoas que têm mansões a 15 metros da linha costeira e acham que o problema ambiental ali presente é que algumas pessoas vão circular em frente das suas mansões.”
No cerne do problema está uma enorme falta de compreensão acerca do significado de viver junto ao espaço público. E é impossível tornar um espaço público verdadeiramente público se nem o público sabe que o pode usar. Esta app vai ajudar na tarefa – mas cabe às autoridades fazer a maior parte do trabalho.