Nova campanha da LusoSpace na Goparity procura fundos para lançar constelação portuguesa dedicada às comunicações marítimas
Com o objetivo de dar um salto estratégico no setor espacial português, a primeira startup espacial portuguesa LusoSpace, que conta já com 23 anos de experiência, lança uma nova campanha de investimento através da Goparity, plataforma portuguesa de investimento de impacto, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa pretende angariar 500 mil euros para acelerar a construção e o lançamento da LUSÍADA, a primeira constelação nacional de 12 satélites dedicados à comunicação e segurança marítima.
A campanha, já aberta e a receber investimentos a partir de 10 euros, torna possível que qualquer cidadão participe no financiamento deste projeto espacial com impacto na proteção dos oceanos e na sustentabilidade ambiental.
Através de dois sistemas avançados – o Sistema de Identificação Automática (AIS – Automatic Indentification System) e o Sistema de Troca de Dados por VHF (VDES – VHF Data Exchange System) –, a LUSÍADA ajudará a divulgar avisos à navegação, a otimizar rotas marítimas, reduzir o consumo de combustível e emissões, detetar comportamentos invulgares e apoiar operações contra a pesca ilegal, bem como assegurar comunicação segura e atempada entre embarcações e autoridades.
Desenvolvidos com tecnologia portuguesa e em parceria com a AAC Clyde Space, os satélites serão enviados para o espaço a bordo de veículos da SpaceX, empresa aeroespacial norte-americana, reforçando o papel de Portugal na economia espacial global.
Nuno Brito Jorge, CEO e cofundador da Goparity, destaca a importância desta campanha na democratização do investimento em tecnologia espacial: “Queremos ser uma ponte entre os cidadãos e a inovação de ponta com impacto positivo. É inspirador ver tecnologia nacional a liderar soluções ambientais globais, e saber que a sociedade civil pode investir neste avanço”.
A campanha surge após o lançamento do PoSat-2 – o primeiro satélite operacional da constelação –, desenvolvido em homenagem ao PoSAT-1, o primeiro satélite português que contou com o contributo de Ivo Vieira, fundador e atual CEO da LusoSpace.
“Sempre acreditámos que Portugal tinha o talento e o conhecimento para liderar soluções globais nesta área. Com o apoio da comunidade Goparity, conseguimos convidar qualquer pessoa a investir nesta missão e acelerar a construção de uma constelação que vai reforçar a segurança e sustentabilidade marítima a nível internacional”, explica.
Os interessados em saber mais sobre a campanha podem consultar todas as informações e investir a partir dos 10€ no website da Goparity.