Nova comunidade indígena descoberta na Amazónia



Apesar de haver relatos anteriores sobre a sua existência, a presença e localização de uma nova comunidade indígena na Amazónia, no norte Brasil, só foi confirmada recentemente, numa região conhecida como Vale do Javari. A identificação destes índios foi feita, inicialmente, através de imagens de satélite, onde foi possível identificar quatro “malocas”, grandes cabanas de palha capazes de abrigar até cem pessoas, além de roças cultivadas com milho, banana e o que parecia ser amendoim.

Segundo o estudo da Fundação Nacional do Índio (Funai), em declarações à Agência Brasil, a comunidade, constituída por cerca de duas centenas de pessoas, pertence à família linguística Pano e não estará naquela região, perto de Peru, há muito tempo, uma vez que tanto a palha das choupanas como as plantações parecem recentes.

Depois de um voo pela zona, para confirmar os dados do satélite, não se pretende, contudo, estabelecer contacto com os nativos, sendo que se pretendia apenas a identificação da área e do grupo, para que possa entrar em políticas de protecção da sua sobrevivência, ameaçada pela pesca ilegal, caça, exploração de madeira, acções missionárias e narcotráfico, especialmente porque se trata de uma região de fronteira. No Vale do Javari, já existem 14 referência de comunidades índias, que podem estar em risco sobretudo devido à exploração de petróleo no país vizinho.

De acordo com o Funai, entre 2006 e 2010, foram localizados 90 indícios de ocupação territorial, que apontam para a existência de uma população de, aproximadamente, dois mil indígenas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...