Nova espécie de ave descoberta na capital do Camboja (com FOTOS)

Em Phnom Pehn, uma cidade com 1,5 milhões de pessoas, acabou de ser descoberta uma nova espécie de ave, já baptizada de costureiro-do-camboja.

Green Savers

Equipas da BirdLife International, da Wildlife Conservation Society (WCS) e outros cientistas descobriram uma nova espécie de ave em Phnom Penh, capital do Camboja. “Desta vez, [a descoberta] não foi numa floresta remota e inexplorada, mas numa capital onde vivem 1,5 milhões de pessoas”, explica a portuguesa SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

A nova espécie foi baptizada de orthotomus chaktomuk e poderá ficar conhecida em português como o costureiro-do-camboja. Para além da capital, a nova ave foi encontrada nos arredores da cidade e numa zona em construção.

A confirmação oficial veio da LSU e da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, que desenvolveram os testes genéticos da nova espécie.

Apesar de só agora ter sido descoberta, os cientistas já alertam para o reduzido habitat da nova ave, tendo recomendado que esta fosse classificada de “quase ameaçada”, na Lista Vermelha da IUCN.

A expansão da cidade e a agricultura estão a colocar em perigo o habitat do costureiro-do-camboja. Nas últimas duas décadas, centenas de novas espécies de aves têm sido descobertas nesta região do globo, sobretudo devido à exploração de áreas até aqui remotas.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.