Nova loja da Nike em Xangai feita a partir do lixo (com FOTOS)

Latas, garrafas PET, DVDs e CDs. Estes quatro materiais representam o interior da nova loja da Nike em Xangai, na China.

Green Savers

Normalmente, as grandes marcas gastam muito dinheiro na abertura das suas lojas, tentando torná-las o mais extravagante ou luxuosas, interessantes ou chamativas possível. Muitas vezes, também, estas lojas não duram mais do que uns meses, são lojas conceptuais que são depois desmanteladas ou transferidas para outro local.

A nova loja da Nike em Xangai, porém, torna obsoleto todo este investimento. É que toda a estrutura é feita a partir de lixo, é esse o conceito da loja. Segundo a Environmental Leader, foram utilizadas 5.500 latas usadas, 2.000 garrafas PET, 50 mil velhos CDs e DVDs.

Estes últimos foram transformados em painéis para o tecto dobráveis, enquanto as garrafas de água são agora cabos de tensão. As latas foram usadas como dobradiças de metal.

Apenas o interior é feito de lixo – ou objectos descartados. O exterior é o de uma loja normal, ainda que a empresa que garantiu esta loja para a Nike, a Miniwiz Sustainable Development, já o tenha feito numa ocasião. É o EcoARK.

A Miniwiz garante a maior parte do seu trabalho em Taiwan, mas planeia expandir-se para os Estados Unidos e China. Qualquer dia, talvez, a vejamos também pela Europa. É que este conceito é muito interessante e pode ser replicado noutros pontos do mundo. Porque não Milão ou Paris? Ou Lisboa.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.