Nova sede da EDP apresentada amanhã
É já amanhã, 2 de Novembro, que Manuel Aires Mateus e João Luís Carrilho da Graça vão apresentar a nova sede da EDP. O encontro realiza-se no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, pelas 21h, sendo a entrada livre.
Recorde-se que Manuel Aires Mateus e Francisco Aires Mateus e João Luís Carrilho da Graça foram os vencedores do concurso de arquitectura promovido pela EDP, em 2008, para a sua nova sede e desenvolvimento da Proposta de Desenho Urbano para a Zona Nascente do Aterro da Boavista, na perspectiva da sua integração em plano de pormenor.
Em comunicado, a Ordem dos Arquitectos explica que o plano de pormenor para do Aterro da Boavista Nascente terá um perfil “essencialmente pedonal” e vai ser “amplamente arborizado”.
“Pretende funcionar como um interface entre a zona de Santos e a zona do Cais do Sodré e do Rio Tejo, estendo prevista a construção de uma zona pedonal sobre a 24 de Julho e a linha de comboio”, explica o comunicado.
O plano prevê ainda a construção, na área de acesso ao rio, de um restaurante panorâmico destinado a fazer a ligação com a zona ribeirinha.
Confira as imagens até agora disponíveis do projecto.
Em 2008, o Jornal de Negócios avançava que a nova sede da EDP – que assim deixará o Marquês do Pombal – custará 38 milhões de euros, citando então o próprio CEO da empresa, António Mexia.