Nova tecnologia duplica duração da bateria de um telemóvel



O lançamento dos smartphones vieram revolucionar a indústria dos telemóveis, mas também a da energia e da duração das baterias. Se é um ávido utilizador de aplicações para telemóvel, sabe que é raro o dia em que não tem de colocar a sua bateria a carregar, tal é a dimensão da energia que estas apps precisam.

Mas esta preocupação diária poderá estar prestes a mudar. De acordo com o Technology Review, a empresa Eta Devices, que nasceu dentro do MIT, descobriu uma forma de tornar o amplificador de sinal dos telemóveis mais eficiente.

O amplificador de sinal é uma das partes do telemóvel que mais energia gasta, mesmo quando este não está, teoricamente, a ser utilizado.

Leia o artigo da Technology Review, em inglês.

A sugestão da Eta Devices é um caixa electrónica de grande velocidade, que escolhe, entre as diferentes voltagens, aquelas que podem ser enviadas pelo transistor, seleccionando as que minimizam o consumo de energia. Esta caixa toma 20 milhões de decisões por segundo.

A empresa chama a esta tecnologia “asymmetric multilevel outphasing”, afirmando que ela pode duplicar a duração de uma bateria de telemóvel. Ou seja, caso seja comercializável, esta tecnologia poderá reduzir drasticamente e até revolucionar, de facto, a indústria da energia, tal a quantidade de telemóveis existentes em todo o mundo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...