Nova tecnologia permite recarregar telemóveis através do calor corporal

Energia corporal

Computadores ou dispositivos utilizáveis têm sido nomeados como a próxima geração de equipamentos electrónicos móveis. Contudo, até agora, a tecnologia ainda não tinha sido concretizada porque os protótipos desenvolvidos tinham pouca durabilidade e a quantidade de energia produzida não era suficiente.

Porém, uma equipa de investigadores sul coreanos tornou a tecnologia possível. Assim, dentro em breve será possível carregar o seu telemóvel através do calor corporal. A solução para o desenvolvimento deste tipo de tecnologia foi encontrada através de fibra de vidro e de um gerador termoeléctrico fabricado a partir de fibras de tecido.

A solução foi desenvolvida no Korea Advanced Institute of Science and Technology University. Basicamente, a equipa de cientistas desenvolveu um gerador termoeléctrico flexível que permite recarregar dispositivos móveis a partir do calor corporal. A nova tecnologia será apropriada para recarregar monitores cardíacos, smartglasses, baterias de telemóveis e tablets, entre muitos outros dispositivos, indicam os investigadores.

Um gerador termoeléctrico permite converter o calor, ou diferenças de temperatura, em energia eléctrica. Utilizando pequenas, mas significativas, diferenças de temperatura entre a pele e o ar, os investigadores coreanos conseguiram criar o pequeno gerador termoeléctrico flexível.

“Actualmente, estamos a tentar produzir protótipos que possam fornecer electricidade a sensores médicos”, indica Byung Jin Cho, investidor responsável. “Depois deste primeiro teste, o objectivo é aplicar o gerador termoeléctrico a smartphones”, refere. O dispositivo criado pelos investigadores coreanos é tão flexível que pode ser moldado quase na forma de círculo e não há alterações no desempenho do dispositivo independentemente do posicionamento da curvatura.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php