Novo projeto incentiva mobilidade elétrica em Portugal

As marcas de carros têm vindo a aumentar a produção de modelos elétricos, e o número de veículos a circular nas estradas tem-no provado. Para os que não dispensam o seu uso, o carro elétrico é uma alternativa mais amiga do ambiente comparativamente aos movidos a combustível fóssil.

O projeto Greencharge, inspirado nos Estados Unidos, pretende criar postos de carregamento semirrápido para viaturas elétricas a 22 quilowatts/hora, o que permite o seu carregamento em uma hora e meia. O objetivo é não só incentivar como facilitar a mobilidade elétrica em Portugal, fornecendo uma alternativa aos lugares disponíveis na via pública e dando possibilidade a quem não tem um posto perto de casa de comprar à mesma um veículo elétrico.

Vânia Alves, diretora de desenvolvimento do Greencharge, explica que devido às regulações do mercado elétrico não é possível que a utilização dos postos seja gratuita, no entanto, para o consumidor existirá a oferta da tarifa de operação dos postos de carregamento (OPC – 30% da fatura total), e para os municípios não haverá qualquer custo, pois o investimento é feito por privados e o retorno obtido através de conteúdos publicitários ligados à sustentabilidade ambiental.

O consumidor pode optar pelo comercializador de eletricidade da sua preferência, e terá à sua disposição postos em mais de 22 municípios, em zonas de serviço e áreas urbanas. Vânia Alves afirma, “Não basta que o país estabeleça metas de redução de CO2, há que garantir o acesso a uma rede de carregamento tecnologicamente avançada e amiga do ambiente”, algo que a empresa torna possível.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...