Novo projeto-piloto premeeia viseenses que mais reciclam

No passado dia 8 de outubro arrancou em Viseu o projeto-piloto RAYT – Receive-As-You-Throw, uma iniciativa que vai premiar os viseenses que mais reciclam. Nesta primeira fase, o projeto abrange a freguesia de Abraveses, no Bairro de Santo Estêvão, e integra um total de 600 habitações.

Através de uma tecnologia inovadora em funcionamento nas três ilhas ecológicas do bairro, que controla o acesso às mesmas, os moradores da área residencial do bairro vão utilizar um cartão de acesso, pessoal e intransmissível, para conseguirem desbloqueá-las e fazerem a respetiva separação de resíduos. A implementação do  RAYT tem por base o mote de que quanto mais o munícipe separar os seus resíduos, mais ganha. Neste caso, quantos mais resíduos recicláveis as famílias colocarem no contentor certo, mais vão ajudar o bairro a conquistar um prémio. Trata-se assim de um projeto inovador, que visa aumentar a consciência ambiental e tornar Viseu um concelho mais sustentável.

O projeto foi apresentado pela Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, com a ajuda de duas turmas do 4º ano da Escola Básica Rolando de Oliveira, que alertaram para a urgência de adotar comportamentos ambientalmente sustentáveis. “As crianças são as primeiras em casa a educar os pais e a apontar atitudes menos corretas. São o futuro da nossa comunidade pelo que fizemos questão de as envolver no lançamento deste projeto inovador e amigo do ambiente”, afirma.

A iniciativa pioneira permitirá não só reduzir a quantidade de resíduos depositados em aterro, como no futuro, reduzir a tarifa de resíduos requerida aos munícipes. Numa próxima fase, o projeto deverá estender-se a outros bairros do concelho, de forma a abranger 420 contentores de recolha e 27 mil viseenses.

 



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.