O bico deste pássaro vale mais do que o marfim

O Rhinoplax Vigil, também conhecido como calau-de-capacete, é um dos pássaros mais valiosos do mundo. Este grupo de aves é composto por cerca de 50 espécies, em perigo de extinção (milhares de aves são mortas todos os anos), que habitam, normalmente, em zonas tropicais. A sua característica principal é o bico pronunciado, em forma de corno, que se estende até ao crânio.

Mais macio do que o marfim e fácil de entalhar, o capacete do calau é intensamente procurado na Ásia, onde é moldado em obras de arte altamente pormenorizadas. Para um grupo selecto da classe abastada, os produtos raros provenientes de animais selvagens, como as esculturas de calau-de-capacete, marfim de elefante e chifre de rinoceronte podem ser sinais de opulência e estatuto social.

Durante centenas de anos o artesanato chinês utilizou este material para criar artefatos e o Japão para fazer os cintos presentes nos tradicionais kimonos. Segundo Noriku Tsuchiya, curador da secção japonesa do Museu Britânico, “infelizmente desde o princípio do século XX o calau-de-capacete tornou-se muito raro por causa da caça e agora o comércio legal é limitado a antiguidades certificadas.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...