O Dia Nacional da Sustentabilidade durou um mês na Águas do Tejo Atlântico



Na Águas do Tejo Atlântico, a comemoração do Dia Nacional da Sustentabilidade foi realizada ao longo do mês e é sua intensão que se prolongue durante o ano / década. “Temos a sustentabilidade no nosso ADN, não fosse a água o recurso que se encontra no epicentro de todos os ODS”, sublinha em comunicado.

Segundo a mesma fonte, identificaram o mês de setembro como o Mês da Sustentabilidade e organizaram, com parceiros científicos e ambientais, um conjunto de ações com vista ao envolvimento sustentável, abrangente e multidisciplinar, desde a realização de workshops temáticos e momentos interventivos no território, que envolveram os trabalhadores, suas famílias e stakeholders.

Através de parcerias dinâmicas que envolvem os seus parceiros municipais, ONGAS e universidades, criaram dinâmicas participativas e de proximidade, tendo, como exemplo, aderido à iniciativa Flag Day.

Na senda da partilha de experiência e conhecimento que possa conduzir a sociedade à necessária sustentabilidade transversal a todas as ações e intervenções praticadas, e com o objetivo de promover uma economia circular através da reutilização da água como “fonte alternativa de água para usos não potáveis”, o trabalho da Águas do Tejo Atlântico tem vindo a ser reconhecido a nacional e internacional-

Foi o caso do projeto “Our Water, Your Positive Asset” que conquistou o segundo lugar na categoria 5 – Apoio à transição sustentável do prémio EEPA – European Enterprise Promotion Awards 2024 e a “prata” nos IWA 2024 Project Innovation Awards com o projeto “The Linear Path to Circularity!” (O caminho linear para a circularidade da água) na categoria “Market-changing Water Technology and Infrastrutures”, onde esteve em competição com “Inspiring Technology and Market Transformation”, da China, e “South African  Sanitattion Technology  Enterprise  Programme”, da Fundação Melinda e Bill  Gates, na África do Sul.

“Com uma estratégia consolidada, estamos comprometidos com o desenvolvimento de projetos sustentáveis que têm como objetivo garantir um futuro mais verde, proporcionando à economia local alternativas sustentáveis para os resíduos, nomeadamente água usada, constituindo-os como novos recursos com acesso sustentável. Uma renovação dos recursos hídricos para usos urbanos, agrícolas e industriais, salvaguardando o capital natural do território”.

A sustentabilidade “é um desígnio global e o Dia Nacional da Sustentabilidade, além de servir de reflexão é uma oportunidade de colocar este tema na agenda por forma a influenciar todos os atores sociais para a mudança consciente de comportamentos como potencial transformador para um futuro sustentável”, conclui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...