O melhor amigo do homem pode ajudar a travar uma terrível dor nas costas



De acordo com investigadores internacionais, a análise da coluna vertebral de cães pode fornecer informações sobre a doença do “disco deslizante” nos seres humanos.

A equipa analisou cerca de 100 discos herniados e não herniados (que são as almofadas de cartilagem entre as vértebras) de cães após cirurgia. Encontraram alterações minerais nos discos herniados que podem aumentar a probabilidade de rutura.

Este novo estudo identifica um mecanismo anteriormente desconhecido para a degeneração e calcificação do disco intervertebral em cães, que pode ter ramificações significativas na doença do “disco escorregadio” humano.

“Mostrámos que o processo de doença discal envolve provavelmente uma conversão de fosfato de cálcio amorfo numa forma cristalina de fosfato de cálcio e que isto predispõe potencialmente o disco a sofrer. A interferência com este processo pode ajudar a prevenir a hérnia discal em cães e em pessoas”, dizem os investigadores.

É necessária mais investigação, mas os especialistas afirmam que a análise deste processo pode apontar para novas terapias ou medidas preventivas para os discos deslizantes nos seres humanos (e nos cães).






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...