“O Mundo muda contigo”, o livro que desafia os jovens para a sustentabilidade e cidadania

Transmitir de forma pedagógica e descomplicada conceitos como as alterações climáticas, economia circular, reciclagem, cadeia de valor, ecossistemas, plásticos nos oceanos e florestas sustentáveis é o objectivo do livro “O Mundo muda contigo”, agora lançado.

Num formato de banda desenhada, o livro da autoria da escritora Raquel Ochoa, ilustrado por Mariana Malhão e com coordenação editorial do BCSD, começou já a ser distribuído a professores das disciplinas de geografia e ciências naturais dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolas que integram a rede da Comissão Nacional da UNESCO e de outras escolas em Portugal.

“O Mundo muda contigo” conta a história de quadro adolescentes europeus – Inês, Oriana, Abdou e Anna – que fazem um Interrail pela Europa para assistirem a um evento internacional de jovens que querem mudar o mundo. A história passa-se quase toda dentro do comboio onde os jovens se sensibilizam uns aos outros, não só para a sustentabilidade, como para a ética, civismo e cidadania. Acima de tudo, a banda desenhada pretende levar à acção, alertando os mais jovens para que percebam que o Planeta vive uma situação limite e que está na mão de todos agir e contribuir para inverter a situação.

“Para atingirmos uma economia circular e neutra em carbono é essencial que os jovens conheçam os desafios económico-ambientais e sociais que estamos a viver no presente e com que nos vamos continuar a defrontar no futuro. Para que as próximas gerações queiram agir e decidir usando os princípios do consumo sustentável, é fundamental que os jovens tenham espírito crítico e sintam o poder que têm enquanto agentes de mudança”, afirma Sofia Santos, secretária geral do BCSD Portugal.

Inês, a personagem principal deste livro, dá voz a algumas das perguntas que ecoam cada vez mais no nosso dia-a-dia: como podem os jovens usar as redes socias para terem impacto? O que podemos aprender com os outros quando temos vontade de trabalhar em conjunto? Estas e outras respostas neste inovador livro que desafia os jovens a fazer parte da grande aventura dos nossos dias: mudar o mundo.

Foto: via Creative Commons